sábado, 31 de janeiro de 2009

Uma voz que valeu por milhões


"Presidente Peres, é mais velho do que eu e tem uma voz forte. Penso que se sente um pouco culpado e daí que profira palavras tão fortes há tanto tempo", respondeu Tayyip Erdogan, para lançar a acusação contra o velho líder israelita: "O senhor matou pessoas. Lembro-me das crianças que morreram nas praias". Foram exatamente com estas palavras que o primeiro Ministro da Turquia Tayyip Erdogan se referiu diretamente ao presidente de Israel Shimon Peres, na reunião do Fórum Econômico de Davos. Na minha primeira postagem, no ápice do conflito entre Israel e a Palestina, falei da necessidade de um líder em qualquer parte do mundo, que pudesse denunciar as atrocidades cometidas por Israel, para que a comunidade internacional refletisse e se posicionasse contra o genocídio. E parece que minhas preces foram ouvidas, as palavras saíram como se milhões de seres humanos do mundo inteiro tivessem pronunciado-as, elas foram mais que isso, foram um tapa na arrogância, no terror e nas atrocidades cometidas. Cada um dos que acompanhou as notícias se sentiu tocado com aquele fato histórico.
Restou ao prêmio Nobel da Paz, Shimon Peres, que ironia do destino não? tentar explicar o inexplicável... O fato é que este dia ficará na história, como o dia em que a velha raposa fora questionada e denunciada publicamente para que os quatro cantos do mundo pudessem saber. Não foi à toa que o autor do feito teve seu dia de herói ao chegar em seu país.

Um comentário:

  1. Realmente importante o destaque dessa notícia. A mídia colonizada praticamente não divulgou esse ato de coragem do primeiro ministro turco.

    Bom trabalho no blog. Adicionei-o na lista de recomendações do meu.

    ResponderExcluir